Contactos | PT | EN 

Teses de Mestrado

Orientação de dissertações de mestrado – 2014

Ordenação por áreas

Área: Comunicação Intercultural

Clemencia Fumenga, Acompanhamento Tutorial: um outro caminho para a direção de turma. (DEED-UAb) Orientadora: Darlinda Moreira.

Mariana Bernarda, O Impacto da Escola Técnica Empresarial do Oeste na Comunidade Educativa no Concelho de Caldas da Rainha, (DEED-UAb). Orientadora: Darlinda Moreira.

Inge Sari Purnama (City and tourism development – Amsterdam Marketing Project) Orientadora: Lénia Marques.

Stefany Prita (Digital platforms for education – the IMA Academy) Orientadora: Lénia Marques.

José Carlos Nunes, A influência da internet na integração dos imigrantes. O caso dos imigrantes brasileiros na freguesia da Póvoa de Santa Iria, Mestrado em Relações Interculturais, (UAb) (2012-2014).

Manuel Gomes, Percursos de transição entre modos de vida orientais e ocidentais, trocas e incorporação cultural de terapias orientais. A perspetiva das mudanças comportamentais. Mestrado em Relações Interculturais, (UAb) (2013-2014).

Thalita Vasconcelos, A imigração luso-brasileira na Alemanha. A mediação intercultural enquanto estratégia de integração social. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (2013-). Orientadora: Rosa Maria. Sequeira.

Paula Silva, Promoção da Competência Intercultural no ensino de Português Língua Não Materna em Espanha, Mestrado Português Língua Não Materna (2013-) Orientadora: Rosa Maria Sequeira.

Débora Paulino, Criatividade e Educação Intercultural Artística.Mestrado em Português Língua Não Materna (2013-) Orientadora: Rosa Maria Sequeira .

Eloísa Martins, Multiculturalidade na escola francesa: análise didática do português língua estrangeira. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino. (2013-) Orientadora: Rosa Maria Sequeira.

Dealtina Carvalho, Propagandistas, vadios e outros manipuladores do Direito na obra  “Quando o Diabo Reza” de Mário de Carvalho, Mestrado em Estudos Portugueses Multidiciplinares.  (2013-) Orientador: Rosa Maria Sequeira.

Felícia Luísa Hönicke, Representações femininas em Memorial do Convento e Ponciá Vivêncio: as trajectórias de Blimunda e Ponciá, Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa – Investigação e Ensino (2013-). Orientadora: Rosa Maria Sequeira.

Área: Saúde, Cultura e Desenvolvimento

Intervenção Psicoeducativa sobre importância da Medicação na Equipa Comunitária. Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador: Luis Nabais.

Família um Lugar ao Desafio: intervenção do enfermeiro de saúde mental com a família da pessoa dependente de álcool. Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador: Luis Nabais.

Prevenção da Recaída na Pessoa com Síndrome de Dependência Alcoólica: proposta de um programa de enfermagem de follow-up telefónico. Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador: Luis Nabais.

A Entrevista Motivacional com o cliente com síndrome de dependência alcoólica: contributos para o desenvolvimento de intervenções especializadas em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador: Luis Nabais.

Diogo Cardoso Campos Magalhães Carvalho – Efeitos da migração qualificada no país de origem – o caso português. Mestrado em Economia e Gestão Internacional, FEP/Universidade do Porto. Orientadora Maria da Conceição Ramos.

Mariane Paim do Nascimento e Silva, Impacto socioeconómico causado pela copa do mundo de 2014 na cidade do Rio de Janeiro. Mestrado em Economia e Gestão da Inovação, FEP/Universidade do Porto. Orientadora: Maria da Conceição Ramos

Eduardo Coelho Leal Neto – Inovação Social – Plano Brasil sem Miséria. Mestrado em Economia e Gestão da Inovação, FEP/Universidade do Porto. Orientadora: Maria da Conceição Ramos.

Do Prevenir ao Cuidar, Avaliação do Nível de Risco de Desenvolvimento da DM II; Mestrado em Enfermagem. ESEL. Orientador José Edmundo.

Necessidades do Cuidador Familiar que Presta Cuidados ao Idoso Totalmente; Mestrado em Enfermagem. ESEL. Orientador José Edmundo.

Conhecer para prevenir “Avaliação do nível de risco de diabetes tipo 2 na USF MC”; Mestrado em Enfermagem. ESEL. Orientador José Edmundo.

Vulnerabilidade ao stress nos enfermeiros nos cuidados de saúde primários. Mestrado em Enfermagem. ESEL. Orientador: José Edmundo.

Elsa Araújo,  Mestrado, em Sociais e Saúde, no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Temática de investigação nas áreas do HIV e da Sexualidade. Orientadora: Cristina Pereira Vieira.

Lídia Cadavez,  dissertação de Mestrado, em Ciências Sociais e Saúde, no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Temática de investigação na área da Terceira idade e Sexualidade.  Orientadora: Cristina Pereira Vieira.

Rui Martins Romba, O Candomblé no Terreiro de Pilão Branco em São Paulo (Brasil): Estudo de Caso sobre o impacto da religião no quotidiano dos seus praticantes , Mestrado Relações Interculturais  (UAb). Coorientador: Cristina Pereira Vieira.

Inês Matias Leite, Envelhecimento e Homossexualidade, Mestrado em Gerontologia Social no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.  Orientadora: Cristina Pereira Vieira.

Ana Paula Matias Leite,  Mestrado em Gerontologia Social no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Temática “Conhecimento e Atitudes de futuros profissionais da Gerontologia em relação à Sexualidade na Terceira Idade. Orientadora: Cristina Pereira Vieira.

Vanda Alexandra Pereira Viegas Müller, Eventos Extremos e Saberes Plurais: Perceções e Racionalidades sobre as Alterações Climáticas, entre os Pescadores Artesanais de Peniche, Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (UAb). Orientadora:  Fátima Alves.

Anne Joana Nogueira, Padrões de Saúde Adventista: Influência nos Níveis de Saúde e Perceção do Impacte Ambiental, Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (UAb). Orientadora: Fátima Alves.

Ana Maria Bijóias Mendonça, Sustentabilidade, Bem-Estar e Felicidade: racionalidades e representações numa comunidade do Nordeste Transmontano, Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (UAb). Orientadora: Fátima Alves.

Jorge Moreira, Ética Ambiental com Crianças. Um estudo em educação ambiental para a construção de uma cidadania participativa Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação,  (UAb). Orientador: Fátima Alves.

Mário José Fernandes Ribeiro, Emigração feminina: estudo comparativo entre os fluxos migratórios da mulher Portuguesa para França, nos anos 60 do século XX e na atualidade, Mestrado em Sociologia da Escola de Sociologia e Politicas Públicas do ISCTE – IUL. Orientadora: Fátima Alves.

Celso Emanuel Travanca Simões Mendes. As perceções e práticas sobre segurança e saúde no trabalho – o caso dos trabalhadores do Município de Albufeira. Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Orientadora: Fátima Alves.

Glória Maria Leite, Estudo exploratório sobre O perfil das mulheres que moram sozinhas em porto alegre, Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, (UAb). Orientadora: Fátima Alves.

Ivanir Valentim. Famílias chefiadas por mulheres negras: famílias monoparentais femininas: novos arranjos familiares e desafios. Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, (UAb). Orientadora: Fátima Alves.

Vitor Manuel Esteves Ascenção, Percepções, práticas e discursos em torno das alterações climáticas. Um estudo de caso de um grupo de jovens (17-18 anos) da Escola Secundária de Caneças, Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação. Orientador: Fátima Alves.

Marília Nóbrega Alves da Costa Fonseca. O papel das Mulheres na atividade da pesca marinha do município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil. Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação. Orientadora: Fátima Alves.

Cuidar da Família e da Pessoa com Esquizofrenia: o contributo das intervenções psicoeducativas – Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador Luis Nabais.

Intervenções Psicoeducativas com Recurso a Mediadores Expressivos na Pessoa com Dependências Químicas – Mestrado em Enfermagem- ESEL. Orientador Luis Nabais.

Área: Estudos sobre as Mulheres

Maria Elisa Rosa de Albergaria Seixas, A Identidade em estilhaços: ambivalências e diferença em Clarice Lispector, Mestrado Estudos sobre as Mulheres, Universidade Aberta (2012-2013). Orientadora: Teresa Joaquim.

Maria de Lurdes Santos, A Igualdade de Género em São Tomé e Príncipe: entre a realidade e a utopia, Mestrado em Estudos sobre as Mulheres, (UAb) (2012-2013). Coorientador: Teresa Joaquim.

Maria João Cruz, Integração de pensamento de filósofas no ensino da Filosofia, Estudos sobre as Mulheres, (UAb) (2012-2013). Orientadoras: Teresa Joaquim e Teresa Pinto.

Alexandra Silva, Que mulheres são estas? Estudo sobre mulheres sobreviventes de violência em relações de intimidade nos serviços de apoio, Estudos sobre as Mulheres, Universidade Aberta (2012-2013). Coorientadora: Teresa Joaquim.

António Mabongo, Diversidade étnica e exclusão social no processo da consolidação da unidade nacional: O caso dos Vendedores Informais do mercado de Estrela Vermelha – cidade de Maputo (MRI), (2013-). Orientadora: Teresa Joaquim.

 Vera Lúcia dos Santos Valentim, Trajetória de mulher vítima de violência conjugal, (MEM), (2013 -). Orientadora: Teresa Joaquim.