Ana Raquel Rodrigues da Costa Aguiar

Nome: Ana Raquel Rodrigues da Costa Aguiar
Email: costaguiar@sapo.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Adjunta
Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Grupo de Investigação: Comunicação Intercultural
Area de Investigação: Didática do Português; Didática das Línguas; Diversidade linguística e cultural; Formação de professores; Interculturalidade.

Principais publicações

Comunicações publicadas em atas

(2013), Aguiar, A. R. & Bizarro, R., A Questão Intercultural na formação de futuros profissionais de Turismo: um estudo de caso. In Bento D. Silva, Leandro Almeida, Alfonso Barca, Manuel Peralbo, Amanda Franco, & Ricardo Monginho (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, ISBN: 978-989-8525-22-2, pp. 3525-3534;

(2011), Aguiar, A. R. & Bizarro, R., A aula de Língua Estrangeira e a educação para os valores numa sociedade plural: questões de cultura. In C. Reis & F. Neves (Orgs.), Livro de Atas XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Volume II. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, ISBN 978-972-8681-35-7;

(2009), Aguiar, A. R. & Bizarro, R., A Diversidade Intracultural: um caminho para a Educação Intercultural. In B. Silva, L. Almeida, Alfonso Barca e M. Peralbo (Orgs.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: CIEd, Universidade do Minho, ISBN 978-972-8746-71-1, pp.2251-2258.

Comunicações publicadas em revista

(2017), Aguiar, A. R., “Aprender Português Língua Estrangeira num mundo caracterizado pela Diversidade: da transmissão de valores à cultura”. Portuguese Language Journal 11. ISBN: 1944676015.  ISBN – 13: 978-1-944676-01-8. Boavista Press, Roosevelt, New Jersey.pp. 255-287;

(2017), Aguiar, A. R.; Meirinhos, A. & Salvado, J., “Turismo e identidade cultural: os pendões mirandeses”. Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER), ISSN-e 1645-586X, Nº. 45, 2017, págs. 93-111;

(2015), Aguiar, A. R.; Meirinhos, A. & Salvado, J., Potencialidades de desenvolvimento turístico na região de Miranda com base na língua e património cultural: uma proposta. International Journal of Scientific Management and Tourism, vol. 2, abril 2015, ISSN: 2444-0299;

(2011), Aguiar, A. R. & Bizarro, R., A diversidade cultural na aula de português: um percurso para a descoberta de si e do outro. EDUScience: Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação, vol. 1. Porto: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 63-68.

Comunicação publicada em capítulo de livro

(2018), Aguiar, A. R. & Alves, D. In María de la Paz Pando Ballesteros, Pedro Garrido Rodríguez, Alicia Muñoz Ramírez (Eds.). *El Cincuentenario de los Pactos Internacionales de Derechos Humanos de la ONU. Homenaje a la Professora Mª. Esther Martíne Quinteiro. *Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018. ISBN: 978-84-9012-850-3;

(2015), Aguiar, A. R. & Alves, Dora Resende, O Direito como potenciador do turismo: casos escolhidos. In M. C. Lopes e F. do Amaral (Org.), Temas de Integração – 2º Semestre de 2015, nº 34. ISBN 9783400000009. Data de publicação – 5.01.2018;

(2010), Bizarro, R. & Aguiar, A. R., Os manuais de FLE: um instrumento para o (des)entendimento da diversidade. In J. B. Duarte (Org.), Manuais escolares e dinâmica da aprendizagem: Podem os manuais escolares contribuir para a transformação da escola?. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Artigo em revista

(2018), Barbosa, Gabriela, and Aguiar, Ana., Challenges of Digital and Teacher
Training. In: Education Quarterly Reviews, Vol.1, No.2, 131-140.
ISSN 2621-5799
DOI: 10.31014/aior.1993.01.01.14