Darlinda Maria Pacheco Moreira

Nome: Darlinda Maria Pacheco Moreira
Email: darlinda.moreira@uab.pt  
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Auxiliar
Instituição: Universidade Aberta
Grupo de Investigação: Comunicação Intercultural
Area de Investigação: Educação em contextos globais e interculturais; Aprendizagem ao longo da vida e Cibercultura e Educação

Principais publicações

(2018), Dias, P.; Aires, L. & Moreira, D., e-Learning Diversification in Higher Education: Conceptions of Participation. Em Ulisses M. Azeiteiro, Walter Leal Fillho & Luisa Aires (Eds) Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for Sustainable Development. London: Springer ISBN 978-3-319-70199-8 h;

(2017), Moreira, D. & Antão G. (2017) “Nobody is strange”: mobility and interculturality in higher education from de viewpoint of a group of Portuguese international music students (2017). Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances, HEAd’17 pp 633-640. Universitat Politecnica de Valencia, Valencia, DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HEAd17.2017.532;

(2017), Moreira, D. & Seabra, F.. Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb. Em Paulo Dias, Darlinda Moreira e António Quintas-Mendes (Coord.). Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Educação a Distância e e-Learning, N.º 2. UAb. ISBN: 978-972-674-808-3. pp. 44-78;

(2016), Moreira, Darlinda. Fom on-campus to Online: A Trajectory of Innovation, Internationalization and Inclusion International Review of Research in Open and Distributed Learning Vol.17;

(2016), Fantinato, C & Moreira, D.. Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática. Educação e  Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 67-82, jan./mar. 2016 São Paulo,  http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015031830 1.      Tradução inglesa: Adult Educators: dilemmas and professional practices in the area of mathematics;

(2015), Moreira, D, Henriques, S & Aires, L..“The changing conditions of Academic Identity: the case of the Portuguese Open University”, in, Linda Evans & Jon Nixon, Academic Identities in Higher Education. The Changing European Landscape. pp. 203-220. London: Bloomsbury Academic ISBN: 9781472579515,

(2015),  Botas, D. & Moreira, D.. 
Integração de crianças recém-chegadas a Portugal numa escola do 1º ciclo de escolaridade. Revista de Estudios e investigación em Psicologia y Educación. ISSN: 1138-1663 eISSN: 2386-7418, Editora: Servizo de Publicacións Universidade da Coruña
, 
Vol. / Núm.: Vol. Extr., Nº 8.
 pp.53-57
 DOI:10.17979/reipe.2015.0.05.229
;

(2015), Cardoso, Ricardo & Moreira, Darlinda Contar histórias de vida: um processo intercultural de conscientização e de aprendizagem ao longo da vida. Revista de Estudios e investigación em Psicologia y Educación eISSN: 2386-7418
Editora: Servizo de Publicacións Universidade da Coruña

Vol. nº 5.
pp. 69-73 DOI: 10.17979/reipe.2015.0.05.22;

(2014), Moreira, D & Latas, J.. Mathematics education, cultural practices and communication. Em Mary Jane Curry & David I. Hanauer (Eds) Language, Literacy, and Learning in STEM Education: Research Methods and Perspectives from Applied Linguistics. Philadelphia: John Benjamins Publishing Co ISBN 9789027257505 p. 109-12;

(2013), Latas, J. & Moreira, D.. Explorar conexões entre matemática local e matemática global. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática; Vol 6, No 3 (2013): Especial Etnomatemática: ICME-12, Korea pp. 36-66 e-ISSN: 2011-5474;

(2013), Stathopoulou, Charoula & Moreira, Darlinda.. Diversity in European school populations: A study in Portugal and Greece with particular attention to Romany cultures MENON: Journal Of Educational Research ISSUE 2b 20-31 (ISSN: 1792-8494) (JIC);

(2013), Botas, D & Moreira, D.. ” A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática no 1º ciclo” Em Revista Portuguesa de Educação, volume 26, nº 1 de 2013 (pp. 253-286) ISSN 0871-9187;

(2012), Moreira, D.. As contas na vida de um bairro. Em Ana Paula Guimarâes (Orgs) ContasXContosXCantos e que+. Cumplicidades entre Literatura e Matemática286- 294. Lisboa: Gradiva ISBN: 978-989-616-485-0 pp. 286- 293 (set 2012);

(2012), Moreira, D & Pires G.. O Processo Educativo das Crianças Ciganas e a Aprendizagem da Matemática. In Ana. Isabel. Afonso (Orgs), “Etnografias com Ciganos. Diferenciação e Resistência Cultural (pp. 69-87). Lisboa: Edições Colibri ISBN 978-989-689-279-1

(2012), Moreira, D. & Pardal, E.. Mathematics in mason’ s workplace. In Journal of Adults Learning Mathematics 7 (1) (p. 31-47) ISSN 1744-1803;

(2009), Moreira, D.. ‘Facing Exclusion: The Student as Person’, In Bishop, A. J. (Ed). Mathematics Education. Major Themes in Education. Londres: Routledge, UK. pp. 253–61. ISBN10:0415438748 ISBN13:9780415438742 14/12/2009;

(2009),  Moreira, D.. Etnomatemática e mediação de saberes matemáticos na sociedade global e multicultural. Em Fantinato. M. C. C. B (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos (pp. 59- 68). Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense. ISBN: 978-85-228-0534-1 http://hdl.handle.net/10400.2/5913;

(2009),  Moreira, D..Técnicas Populares e sua Aprendizagem: o caso da Etnomatemática. Em Paulo D. Costa (Org.) Museus e Património Imaterial. Agentes, Fronteiras e Identidades. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação pp. 247 – 254 ISBN: 978-972-776-400-6;

(2009), Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Amante, L., Relvas, M.J., Pinto, M. C. T. & Moreira, D.. “Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-based Education Online: The Case of the E-folio” Em, EURODL European Journal of Open, Distance and E-Learning;

(2008), Moreira, D.. Different Perceptions of Schooling and Citizenship. In, M. Cesar & K. Kumpulainen (Edts), Social Interactions in Multicultural Settings pp. 71 – 90. Roterdão: Sense Publishers. ISBN 978-90-8790-715-0 (paperback) ISBN 978-90-8790-716-7 (hardback) ISBN 978-90-8790-717-4 (e-book);

(2006), Moreira, D..“Suponhamos que…”: aspectos da retórica do discurso matemático. Em, Carvalho, J. C. & Carvalho, A A. (Coords). Outras Retóricas. Lisboa: Edições Colibri (pp. 133 – 144) ISBN: 972-772-691-7;

(2004), Moreira, D.. O Jogo na matemática e na educação Em, Em Moreira, D & Oliveira, I. (Coord). Jogo e Matemática. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-437-7. Pp.;

(2004), Moreira, D.. Educação Matemática, Língua Materna e Língua de Escolarização: três linguagens em interacção. Em, Gouveia, A & Solla, L.. Português Língua do País de Acolhimento. Lisboa: ACIME- Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. ISBN: 972-99316-0-7 pp. 136- 153;

(2004), Moreira, D.. Texto Matemático e Interacções. Em Knijnik, G., Wanderer, F. e Oliveira, C. J. (Org.). Etnomatemática, currículo e formação de professore pp-89-108. Santa Cruz do Sul: EDUNISC.