Joaquim João Casimiro Gronita

Nome: Joaquim João Casimiro Gronita
Email: joaquim.gronita@uab.pt; gronita@gmail. com
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professor Auxiliar Convidado
Instituição: Universidade Aberta
Grupo de Investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento
Area de Investigação: Psicologia Clínica e da Saúde; Comunicação em Saúde; Intervenção Precoce na Infância
Tese de doutoramento: (2014), Gronita, J., Contributos para a Análise dos Modelos Organizativos da Intervenção Precoce na Infância em Portugal. Tese de doutoramento, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/3774

Publicações principais

Livros

(2016), Gronita, J., Pimentel, J., Bernardo e A., Matos, C., Marques, J.. Os nossos filhos são… diferentes. Como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. (3ª Ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 40 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7367;

(2016), Gronita, J., Pimentel, J., Bernardo e A., Matos, C., Marques, J.. E quando atendemos crianças… diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. (2ª Ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 64 p. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7366;

(2016), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Brëcko, B., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H., Gronita, J., … Dolnicar, V.. Gaps and Needs Analysis: European Report and Roadmap. Lisboa: Universidade Aberta. 106 p. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/5980;

(2016), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Brëcko, B., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H., Gronita, J., … Dolnicar, V.. Innovation and social learning on higher education. Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5945;

(2016), Porfírio, J., Gronita, J., Carrilho, T., Silva, H. V., Martins, M., Estanqueiro, P., … & Cunha, R.. Ensino superior e inclusão em Portugal. Diagnóstico e contributos para uma melhor Inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva. Lisboa: Universidade Aberta. 92 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5535;

(2011), Gronita, J. Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C.. Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.  Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7364;

(2008), Gronita, J.. O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas. Lisboa: Instituto Nacional para a Reabilitação. 176 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7365.

Capítulos de Livros

(2017), Gronita, J., & Ramos, N.. Anúncio da Deficiência da Criança. Experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais. In M. L. Rangel & N. Ramos. Comunicação em Saúde. Perspetivas e desafios na atualidade. Salvador, Bahia: EDUFBA, pp. 405-423. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7516 ;

(2016), Gronita, J.. Testemunho. In Cercizimbra (Eds). 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso. Sesimbra: Cercizimbra, pp. 40-47. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7382;

(2012), Gronita, J.. Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento, In N. Ramos, E. Mendes, A. Silva, & J. Porfírio,) (Coord). Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares (Parte II, pp. 83-90). Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação: Portalegre. ISBN: 978-989-96701-3-6. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7380.

Artigo em revistas e em Proceedings

(2016), Germano, H., & Gronita, J.. Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students, ICERI2016 Proceedings, pp. 2553-2560. Doi = 10.21125/iceri.2016.1548. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7381;

(2009), Matos, C., Gronita, J., Bernardo, A. C., Marques, J. Pimentel, J.S.. A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7429;

(2009), Pimentel, J.S., Gronita, J., Bernardo, A. C., Matos, C. Marques, J.. A avaliação de um programa de Intervenção Precoce. Contributo para a melhoria das práticas inclusivas. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7428;

(2009), Gronita, J., Bernardo, A. C., Pimentel, J.S., Matos, C., Marques, J.. A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7430;

(2008), Gronita, J., Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C..  Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção Precoce, Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1): 43-54. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7517;

(2008), Gronita, J.. O anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas, Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 63-72. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7519.

Para mais informação consulte: https://repositorioaberto.uab.pt/simple-search?query=Joaquim+Gronita