Contactos | PT | EN 

ANA CRISTINA DE SPÍNOLA COSTA MAYMONE MADEIRA

Ana Madeira

Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira – ana.madeira@essaude.ipsantarem.pt

Grau académico: Doutoramento

Categoria: Professora Adjunta

Instituição de Acolhimento: Escola Superior de Saúde de Santarém – IPSantarém

Grupo de investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento

Áreas de Investigação: Competências interculturais nos estudantes de enfermagem do 1º ciclo; Mediação Intercultural nos Contextos de Cuidados de Saúde.

Principais publicações:

Livros

Madeira, Ana Cristina de Spínola ed. O Estudante de Enfermagem no Processo de Cuidados em Ensino Clínico. 1. ed. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas, 2015. v. 1. 220 p.

Artigos em revistas

. Reis, Alcinda (ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM); Ana Spínola (Instituto Politécnico de Santarém). Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, p. 63-69, 2016. Com arbitragem científica.

Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde

Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal / Português; Homepage: www.ipv.pt/millenium/; ISSN/ISBN: 1647-662X;

. Reis, Alcinda (ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM); Ana Spínola (Instituto Politécnico de Santarém). Health of immigrant families: Pedagogical strategies in nursing training. Atención Primaria, v. 48, n. Espec Cong, p. 9-9, 2016. Com arbitragem científica.

Áreas do conhecimento: Ciências da Saúde

Referências adicionais: Meio de divulgação: Meio digital; Portugal / Inglês; Homepage: www.elsevier.es/ap; Série: 1; ISSN/ISBN: 0212-6567;

  1. Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidados pelo Estudante de Enfermagem. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 3, n. 5, p. 91-99, 2015. Com arbitragem científica;
  2. Spínola, Ana Cristina. The learning process of the student care: starting of critical reflections. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. especial, p. 313-314, 2014. Com arbitragem científica;
  3. Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidar: análise das conceções dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, n. 2, p. 163-170, 2014. Com arbitragem científica;
  4. Spínola, Ana Cristina. O processo de cuidados pelos estudantes de enfermagem: do questionamento inicial ao paradigma adotado. Revista da UIIPS, v. 2, n. 5, p. 250-258, 2014. Com arbitragem científica;
  5. Spínola, Ana Cristina. Mapas conceptuais no ensino de enfermagem: uma estratégia de aprendizagem. Revista da UIIPS, v. 4, n. 1, p. 155-166, 2013. Com arbitragem científica;
  6. Spínola, Ana Cristina. O estudante de enfermagem no processo de cuidados – uma reflexão. Contextos de Investigação em Saúde, n. 1, p. 616-626, 2012. Com arbitragem científica.

 Atas de reuniões

  1. Spínola, Ana Cristina; Olímpia Cruz; Hélia Dias; Conceição Santiago; Teresa Carreira; José Penedos Amendoeira. As Atitudes e Crenças dos Enfermeiros sobre a Sexualidade. In: CONGRESSO DE INVESTIGAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2016. Rio Maior. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém – UIIPS. Santarém: UIIPS, 2016, v. 4, p. 42-42;
  2. Spínola, Ana Cristina; Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis; Maria Celeste Gomes Aguiar Eloy Godinho. Os cuidados de enfermagem com famílias culturalmente diversas: um cenário de aprendizagem. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ENFERMEIROS PELO MUNDO, 2016. Leiria. Livro de resumos – 1º Congresso Internacional de Estudantes de Enfermagem Enfermeiros pelo Mundo. Leiria: Escola Superior de Saúde de Leiria Associação de Estudantes, 2016, p. 34-35;
  3. Spínola, Ana Cristina; José Penedos Amendoeira. O processo de cuidados desenvolvido pelo estudante de enfermagem em contexto de ensino clínico. In: CONGRESSO DE INVESTIGAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2016. Rio Maior. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém – UIIPS. Santarém: 2016, v. 4, p. 22-22;
  4. Santos, Telma; Spínola, Ana Cristina; Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis; Maria Celeste Gomes Aguiar Eloy Godinho. Multiculturalidade nos Cuidados de Enfermagem à Família: um estudo de caso análise. In: CONGRESSO DE INVESTIGAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2016. Santarém. Revista da UIIPS. Santarém: UIIPS, 2016, v. 4, p. 2020;
  5. Spínola, Ana Cristina; Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis; Maria Celeste Gomes Aguiar Eloy Godinho. Os Cuidados de Enfermagem com Famílias Culturalmente Diversas – um cenário de aprendizagem. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA, 2016. Leiria. Ebook – . 2016;
  6. Spínola, Ana Cristina. Dimensão Normativa do Processo de Bolonha na Formação em Enfermagem. In: XI CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, 2011. Coimbra. Revista de Enfermagem – Referência. Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2011, v. 2, p. 133-133;
  7. Spínola, Ana Cristina. Health Education in Culture Diversity. In: 12 BIENNIAL CONFERENCE OF THE WORKGROUP OF EUROPEAN NURSE RESEARCHERS, 2004. Lisboa. 12 Biennial Conference of the Workgroup of European Nurse Research. Lisboa: Associação Portuguesa de Enfermeiros, 2004, p. 46-46.

Tese de Mestrado 

Spínola, Ana Cristina. Educação para a Saúde: Avaliação de capacidades em estudantes de Enfermagem. In: TESE DE MESTRADO, 2004. Lisboa. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém. 2004.