Contactos | PT | EN 

DARLINDA MARIA PACHECO MOREIRA

 darlinda moreira

Darlinda Maria Pacheco Moreira – darlinda.moreira@uab.pt  

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professora Auxiliar

Instituição: Universidade Aberta

Grupo de investigação: Comunicação Intercultural

Áreas de investigação: Educação em Contextos Globais e Interculturais; Educação de Adultos; Antropologia da Educação na Sociedade em Rede; Formação de Professores

Principais publicações:

(2015), Fantinato, C & Moreira, D,Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática. Educação e  Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, mar. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015031830 1;

(2015), Moreira, D, Henriques, S & Aires, L (2014) Moreira, D., “The changing conditions of Academic Identity: the case of the Portuguese Open University”, Evans, L.; Nixon, J. (2015), Academic Identities in Higher Education. The Changing European Landscape. Bloomsbury Academic ISBN: 9781472579515.

(2014), Moreira, D & Latas, J., Mathematics education, cultural practices and communication. In Mary Jane Curry and  David I. Hanauer (Eds). Language, Literacy and Learning in STEM Education. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company pp. 109-122;

(2013), Stathopoulou, Charoula & Moreira, Darlinda, Diversity in European school populations: A study in Portugal and Greece with particular attention to Romany cultures MENON: Journal Of Educational Research ISSUE 2b, pp. 20-31 (ISSN: 1792-8494);

(2013), Moreira Darlinda, Marcos Adérito, Coelho José, “Experiencing Diversity in a ODL higher education context”, EADTU Annual Conference, Paris, 2013 – The Open and Flexible Higher Education Conference 2013 – Proceedings, pp. 251-260;

(2012), Moreira, D. & Pardal, E., Mathematics in mason’ s workplace. In Journal of Adults Learning Mathematics 7 (1) (pp. 31-47) ISSN 1744-1803;

(2012), Moreira, D., As contas na vida de um bairro. Em Ana Paula Guimarâes (Orgs) ContasXContosXCantos e que+. Cumplicidades entre Literatura e Matemática, pp.286- 294. Lisboa: Gradiva;

(2012), Moreira, D & Pires G., O Processo Educativo das Crianças Ciganas e a Aprendizagem da Matemática, in Ana. Isabel. Afonso (Orgs), “Etnografias com Ciganos. Diferenciação e Resistência Cultural (pp. 69-87). Lisboa: Edições .Colibri ISBN 978-989-689-279-1;

(2010), Moreira, D. ‘Facing Exclusion: The Student as Person’, In Bishop, A. J. (Ed)., Mathematics Education. Major Themes in Education. Londres:  Routledge, UK, pp. 253–1.

(2009), Moreira, D., Etnomatemática e mediação de saberes matemáticos na sociedade global e cultural. Em Fantinato, M.C.C. (Orgs), Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos, pp. 57-67, Niterói, Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense;

(2008), Moreira, D., Different Perceptions of Schooling and Citizenship, in M. Cesar & K. Kumpulainen (Edts), Social Interactions in Multicultural Settings, pp. 71–90, Roterdão: Sense Publishers.