Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis

Nome:  Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos Reis
Email: alcinda.reis@essaude.ipsantarem.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Adjunta
Instituição: Escola Superior de Saúde de Santarém/IPSantarém
Grupo de Investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento
Area de Investigação: Competências Interculturais nos Enfermeiros; Mediação intercultural nos Contextos de Cuidados de Saúde; Saúde Familiar

Principais Publicações

Artigos e resumos

 

 

 

Artigos em revista

 

Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Chaves, Cláudia; Santiago, Conceição; Coutinho, Emília; Karimo, Neila; Dénis, Teresa. “Mediação intercultural em contextos de cuidados de saúde – Projeto MEiOS”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 3-16. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Pedroso, Ana Cristina; Carvalho, Ana Raquel; Mocho, Beatriz; Mendes, Catarina; Teixeira, Joana; Reis, Alcinda. “Experiências de maternidade de mulheres migrantes – uma scoping review”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 56-67. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Rodrigues, Catarina Isabel; Reis, Alcinda. “Do comer bem ao crescimento saudável”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 68-79. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Vieira, Magdalena; Reis, Alcinda; Barroso, Isabel. “Literacia para a saúde na perspetiva das crianças, em meio escolar”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 161-176. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Rodrigues, Márcia Andreia; Reis, Alcinda. “A promoção do movimento nas crianças como enfermeira comunitária”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 177-191. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Chaves, Cláudia; Santiago, Conceição; Coutinho, Emília; Karimo, Neila; Dénis, Teresa. “Mediação intercultural em contextos de cuidados de saúde – Projeto MEiOS”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 3-16. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Pedroso, Ana Cristina; Carvalho, Ana Raquel; Mocho, Beatriz; Mendes, Catarina; Teixeira, Joana; Reis, Alcinda. “Experiências de maternidade de mulheres migrantes – uma scoping review”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 56-67.https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Rodrigues, Catarina Isabel; Reis, Alcinda. “Do comer bem ao crescimento saudável”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 68-79. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Vieira, Magdalena; Reis, Alcinda; Barroso, Isabel. “Literacia para a saúde na perspetiva das crianças, em meio escolar”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 161-176. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Rodrigues, Márcia Andreia; Reis, Alcinda. “A promoção do movimento nas crianças como enfermeira comunitária”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 177-191. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Gaspar, Ana Margarida; Branco, Carolina Brígida; Pedro, Catarina Filipa; Nunes, Daniela Freitas; Alves, Nicole Sofia; Reis, Alcinda. “As estratégias de enfermagem adotadas para ultrapassar as barreiras culturais e linguísticas com pessoas culturalmente diversas – uma scoping review”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 215-222. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16123

 

Vieira, M; Reis, A; Barroso, I. “Children’s health literacy in school – a scoping review”. European Journal of Public Health 29 Supplement (2019): http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.0

 

Reis, A. “Promoting literacy for health in immigrants in primary health care”. European Journal of Public Health 29 Supplement (2019): http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.

 

Regente, J; Reis, A; Pires, S. “Prevention of smoking in adolescents who attend the 9th year of schooling”. European Journal of Public Health 29 Supplement (2019): http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckz098.006.

 

Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Backström, Bárbara; Chaves, Cláudia; Santiago, Conceição; Santinho, Cristina; Coutinho, Emília; et al. “MEiOS project: from the strategy to the preliminary outcomes identified in health care contexts.”. Revista da UIIPS VI 2 (2018): 13-19. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/902.

 

Reis, Alcinda; Spinola, Ana. “Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem”. Migrações 15 (2018): 62-65.

 

Capítulo de livro

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Dias, Hélia; Pinto, Mª Rosário; Amendoeira, José. Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review. 2.ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra | Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Sousa, Edmundo; Dias, Hélia; Santiago, Conceição. Desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIF. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Processo de cuidados com famílias migrantes – do contexto de formação ao profissional. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Comunicação Intercultural em Saúde: contributos para a formação e cuidados de Enfermagem. Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. CEMRI/UAb, Universidade Federal da Bahia. Brasil: EDUFBA;

(2018), Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias. Congresso Internacional da Universidade do Minho – A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação. Universidade do Minho – Braga, Portugal;

(2017), Reis, Alcinda. Construir competências culturais com estudantes de enfermagem. E book: Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb, n. 1, p. 62-63. Com arbitragem científica;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola. Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, p. 63-69. Com arbitragem científica;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola. Health of immigrant families: Pedagogical strategies in nursing training. Atención Primaria, v. 48, n. Espec Cong, p. 9-9. Com arbitragem científica;

(2015), Reis, Alcinda. Intervenções de enfermagem culturalmente congruentes em imigrantes. Revista da UIIPS, v. 3, n. 5, p. 75-90. Com arbitragem científica;

(2015), Reis, Alcinda. Enfermeiros em contextos de multiculturalidade: dos discursos à prática clínica em CSP. Revista da UIIPS, v. 3, n. 5, p. 58-74. Com arbitragem científica;

(2014), Vala, Mafalda; Neto, Paulo; Silvério, Luís; Reis, Alcinda; Amendoeira, José Amendoeira, José; Godinho, Celeste; Reis, Alcinda; Pinto, Rosário; Santos, Júlia; Costa, M.A.M.; Vicente, Bruno; Reis, Alcinda; Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidar de crianças hospitalizadas culturalmente diversas. Revista da UIIPS, n. 5, p. 103-112. Com arbitragem científica;

(2014), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidar imigrantes : das interações em contexto à construção de de competências culturais nos enfermeiros. Referência, n. 5, p. 61-69. Com arbitragem científica;

(2014), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Enfermagem avançada. contributo para o processo de teorização em enfermagem. Revista da UIIPS, v. 5, n. 2, p. 232-249. Com arbitragem científica;

(2014), Amendoeira, José; Godinho, Celeste; Reis, Alcinda; Pinto, Rosário; Santos, Júlia. Simulação na educação em enfermagem: conceitos em transição. Revista da UIIPS, n. 5, p. 212-228. Com arbitragem científica;

(2014), Reis, Alcinda. Focus Group na Investigação em Contextos Multiculturais de Cuidados. Revista da UIIPS, v. 5, n. 2, p. 159-171. Com arbitragem científica;

(2013), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidando imigrantes em cuidados de saúde primários: o acesso aos pais através dos filhos. Revista da UIIPS, v. 1, n. 4, p. 95-105. Com arbitragem científica;

(2013), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Children to immigrant parents: the health promotion. Atencion Primaria, n. 45, p. 22-22. Com arbitragem científica;

(2013), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidados de saúde a imigrantes: para uma cultura de segurança e confiabilidade. Revista de segurança Comportamental, n. 7, p. 18-20. Com arbitragem científica;

(2012), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidar imigrantes: que desafios na prática clínica de enfermagem? . Contextos de investigação em saúde, n. 1, p. 139-149. Com arbitragem científica;

(2011), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Cuidar e mediar na multiculturalidade. Referência – Revista de Enfermagem, v. 2, n. 4, p. 376-376.

Capítulos de livros 

(2017), Mª Rosário Pinto (Instituto Politécnico de Santarém); Spínola, Ana (Instituto Politécnico de Santarém); Reis, Alcinda. Values and Knowledge Education (VAKE) Appliedc to Nursing Care. Innovative Teaching Strategies and Methods Promoting Lifelong Learning in Higher Education. ed. New York: Noca Science Publishers, p. 215-224;

(2017), Jean Luc Patry(Universidade de Salzburg); Mª Rosário Pinto(Instituto Politécnico de Santarém); Ana Spínola(Instituto Politécnico de Santarém); Reis, Alcinda. Piloting VAKE (Values and Knowledge Education) in the Education for Practice of Nurses. EAPRIL 2016: Proceedings. ed. Porto: European Association for Practitioner Research on Improving Learning, p. 139-151;

(2016), Reis, Alcinda. Constrangimentos nos Contextos de Cuidados de Saúde: entre Profissionais de Saúde, Mediadores Interculturais e Imi-grantes. Coleção Mediação Intercultural, Alto Comissariado para as Migrações, I.P. Entre Iguais e Diferentes: a Mediação Intercultural Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural. ed. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, I.P., p. 143-157;

(2014), Reis, Alcinda Maria Sarmento do Sacramento Costa dos. Avós e netos: interações de hoje…que opções profissionais amanhã?. A voz dos avós migração, memória e património cultural. 2. ed. Coimbra: PRO DIGNITATE – Gráfica de Coimbra 2, p. 57-67.

Livros

 

(2015), Reis, Alcinda. Da Multiculturalidade em Cuidados às Competências nos Enfermeiros. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 271 p.

 Atas de reuniões

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Comunicação Intercultural em Saúde: contributos para a formação e cuidados de Enfermagem. Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. CEMRI/UAb, Universidade Federal da Bahia. Brasil: EDUFBA;

(2018), Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias. Congresso Internacional da Universidade do Minho – A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação. Universidade do Minho – Braga, Portugal;

(2017), Reis, Alcinda. VaKE (Values and Knowledge Education). Piloting a Strategy for Nursing Education. In: 5th congress for qualitative research, 2017. Lisboa. Qualitative Health Research. A force for change!. Lisboa: Associação Portuguesa de Enfermeiros;

(2016), Reis, Alcinda. Culturally competent nurses: managing unpredictability in clinical practice with immigrants. In: 3RD IPLEIRIAS’ INTERNATIONAL HEALTH CONGRESS, 2016. Leiria. BMC Health Services Research 2016, v. 16, p. 73-74;

(2016), Reis, Alcinda. Os Cuidados de Enfermagem com Famílias Culturalmente Diversas: um cenário de aprendizagem. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ENFERMEIROS PELO MUNDO , 2016. Leiria. Livro de Resumos. Leiria: ESSLeiria_associação de estudantes, p. 34-34;

(2016), Reis, Alcinda. Competências culturais nos enfermeiros: a sua construção na prática clínica com imigrantes . In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM ENFERMEIROS PELO MUNDO, 2016.Leiria. Livro de Resumos. ESSLeiria: ESSLeiria_Associação de estudantes, p. 34-34;

(2016), Reis, Alcinda.  O luto – Uma intervenção interdisciplinar. In: CONGRESSO INVESTIGAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 2016. Rio Maior. Livro de  do Congresso Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia. Revista da UIIPS: v. 4, p. 55-55;

(2016), Reis, Alcinda. Culturally competent nurses: manage the unpredictability in clinical practice with immigrants. In: HEALTH, DEMOGRAPHIC CHANGES AND WELL-BEING, 2016. Leiria. BMC Health Service Research. BMC Health Service Research: v. 16;

(2016), Reis, Alcinda. Multiculturalidade nos cuidados de enfermagem à família: um estudo de caso análise. In: CONGRESSO INVESTIGAÇÃO , 2016. Rio Maior. Revista da UIIPS/ Nº Especial Resumos do Congresso Investigação em Qualidade , Inovação e Tecnologia. Revista da UIIPS: v. 4, p. 20-20;

(2015), Vicente, Bruno; Reis, Alcinda. Multiculturalidade, um desafio para o Cuidar em Enfermagem. In: 6º ENCONTRO NACIONAL DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA – NOVOS CENÁRIOS EM PEDIATRIA, 2015. Évora. Multiculturalidade, um desafio para o cuidar em Enfermagem;

(2013), Reis, Alcinda. Children to Inmigrant Parents: The Health Promotion. In: I WORLD CONGRESS OF CHILDREN AND YOUTH BEHAVIOURS, 2013. Viseu. Atención Primaria, Especial Congreso . Brasil: 2013, v. 1.