Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira

Nome: Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira
Email: ana.madeira@essaude.ipsantarem.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Adjunta
Instituição: Escola Superior de Saúde de Santarém – IPSantarém
Grupo de Investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento
Area de Investigação: Competências interculturais nos estudantes de enfermagem do 1º ciclo; Mediação Intercultural nos Contextos de Cuidados de Saúde

Principais publicações

Capítulos de livros

(2017), Mª Rosário Pinto; Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Values and Knowledge Education (VAKE) Appliedc to Nursing Care. Innovative Teaching Strategies and Methods Promoting Lifelong Learning in Higher Education. ed. New York: Noca Science Publishers, p. 215-224;

(2017), Jean Luc Patry; Mª Rosário Pinto; Ana Spínola; Reis, Alcinda. Piloting VAKE (Values and Knowledge Education) in the Education for Practice of Nurses. EAPRIL 2016: Proceedings. ed. Porto: European Association for Practitioner Research on Improving Learning, p. 139-151.

Livros

(2015), Madeira, Ana Cristina de Spínola ed. O Estudante de Enfermagem no Processo de Cuidados em Ensino Clínico. 1. ed. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas, v. 1. 220 p.

Artigos e Resumos

 (2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Dias, Hélia; Pinto, Mª Rosário; Amendoeira, José. Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review. 2.ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra | Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Sousa, Edmundo; Dias, Hélia; Santiago, Conceição. Desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIF. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Processo de cuidados com famílias migrantes – do contexto de formação ao profissional. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Comunicação Intercultural em Saúde: contributos para a formação e cuidados de Enfermagem. Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. CEMRI/UAb, Universidade Federal da Bahia. Brasil: EDUFBA;

(2018), Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias. Congresso Internacional da Universidade do Minho – A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação. Universidade do Minho – Braga, Portugal;

(2017), Reis, Alcinda; Spínola, Ana Construir competências culturais com estudantes de enfermagem. E book: Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb, n. 1, p. 62-63;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola, 2016. Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, p. 63-69. Com arbitragem científica;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola. Health of immigrant families: Pedagogical strategies in nursing training. Atención Primaria, v. 48, n. Espec Cong, p. 9-9;

(2015), Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidados pelo Estudante de Enfermagem. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 3, n. 5, p. 91-99;

(2014), Spínola, Ana Cristina. The learning process of the student care: starting of critical reflections. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. especial, p. 313-314;

(2014), Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidar: análise das conceções dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, n. 2, p. 163-170;

(2014), Spínola, Ana Cristina. O processo de cuidados pelos estudantes de enfermagem: do questionamento inicial ao paradigma adotado. Revista da UIIPS, v. 2, n. 5, p. 250-258.