Glória Maria Lourenço Bastos

Nome: Glória Maria Lourenço Bastos
Email: gloria.bastos@uab.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Auxiliar
Instituição: Universidade Aberta
Grupo de Investigação: Comunicação Intercultural
Area de Investigação: Literatura e Diálogo Intercultural; Educação Intercultural

Principais publicações

Livros

(2018), Glória Bastos, Rosa Sequeira, Javier Fombona (org.) (2018). Formação e Inclusão. Educação de Adultos e Experiências para a Empregabilidade/ Training and Inclusion. Adult Education and Experiences for Employment. Atas da Conferência Internacional/ Proceedings of the International Conference. Universidade Aberta [ebook]. ISBN 978-972-674-833-5;

(2017) Lídia Grave, Gloria Bastos, Isolina Oliveira (coord.). Lideranças e Inovação Pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta [ebook];

(2013) Lídia Grave, Maria Ivone Gaspar, Glória Bastos (coord.). Lideranças e novas dinâmicas educacionais. Lisboa: Universidade Aberta [ebook];

(2012), Lénia Marques, Maria Sofia Biscaia, Glória Bastos, eds., “Intercultural Crossings: conflict, memory and identity”, Bussels: P.I.E. Peter Lang;

(2006), Glória Bastos, O Teatro para Crianças em Portugal – História e Crítica. Lisboa: Editorial Caminho.

Capítulos de livros

(2018), Glória Bastos. Universidade Aberta: percursos de afirmação e inovação pedagógica. In Carvalho, Madalena, org. – Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticas. Lisboa : Universidade Aberta [ebook]. ISBN 978-972-674-829-8;

(2018), Glória Bastos & Teresa Cardoso. Mobile Learning – Perceptions and Practices of Teachers in Online Education. University of Rhodes;

(2014) Glória Bastos e Ana Margarida Luciano. “O contador de histórias: das representações literárias ao contexto educativo atual”. In Eduarda Keating, Cristina Álvares, Xaquín Núñez Sabarís, Sérgio Paulo Sousa, Rita Patrício, Salomé Osório, Marie-Manuelle Silva (coord.), Mutações do conto nas sociedades urbanas contemporâneas. Famalicão: Húmus;

(2014) Glória Bastos e Maria da Conceição Tomé. Women between mirrors: the female body and sexuality in Portuguese literature for young adults. In Maria Zina Gonçalves de Abreu and Steve Fleetwood (ed.). Women Past and Present: Biographic and Multidisciplinary Studies. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 236-252;

(2014) Ana Rajão e Glória Bastos. Também se escreve com palavrinhas: o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenil. In Ángel Marcos de Dios (ed.). La Lengua Portuguesa. Estudios sobre literatura y cultura de expressión portuguesa, v. I. Salamanca: Editiones Universidad Salamanca, p. 885-911;

(2013) Glória Bastos e Ana Isabel Vasconcelos. “Formar profissionais de informação: desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa”, in Regina Belluzzo, Glória Feres (org.), Competência em Informação: de reflexões às lições aprendidas. S. Paulo: FEBAB, pp. 111-126. [e-book] Disponível em http://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re;

(2013) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos. “Entre a ordem e o caos… Representações da família na literatura juvenil portuguesa contemporânea”, In Ferreira Boo, C. y A. M. Ramos (eds.); Lourdes Lorenzo García, Blanca-Ana Roig Rechou y Veljka Ruzicka Kenfel (coords.). La familia en la literatura infantil y juvenil / A família na literatura infantil e juvenil, Vigo/Braga: ANILIJ/ELOS/CIEC Universidade do Minho, col. Estudos. 04, p. 389-413;

(2013) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos. “Cruzar Olhares para ver o Mundo: A Literatura Infanto-juvenil e a Comunicação Intercultural”, in Clara Sarmento (coord.). Comunicação, representações e práticas interculturais: uma perspectiva global, Centro de Estudos Interculturais/Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, p. 14-26;

(2012) Glória Bastos. “Revisiting History and identity: national heroes in contemporary Portuguese theatre for children”, in Lénia Marques, Maria Sofia Biscaia and Glória Bastos (eds.). Intercultural Crossings: conflict, memory and identity. Brussels: P.I.E. Peter Lang, 93-106;

(2012) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos, “Encontrar o Outro nos livros – A literatura juvenil ao serviço da construção de uma cidadania global”, in S. Gonçalves e F. Sousa (org.), Escola e comunidade, laboratórios de cidadania global, Lisboa: IE da Universidade de Lisboa, pp. 83-94;

(2012) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos, “Representações do sujeito feminino no romance para adolescentes em Portugal – Da geração «fada-do-lar» à geração «barbie», in P. Petrov, Pedro Q. de Sousa, R. Samartim, Elias Feijó (eds.). Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas, século XX. Vol. 3, Santiago de Compostela/Faro: AIL/Apenas Editora, 235-253;

(2011), Glória Bastos, Rosa Martins e Elsa Conde, “School libraries in Portugal: addressing new challenges, confronting old problems”, in L. Marquardt and D. Oberg (eds.), Global Perspectives on School Libraries: Projects and Practices, IFLA Publications / De Gruyter.

Artigos

(2018), Glória Bastos & Ana Novo. Information Literacy in Portuguese School Libraries: a longitudinal analysis of master degree dissertations. Springer (no prelo);

(2018), Teresa Cardoso &  Glória Bastos. Mobile Learning in Higher Education: the case of Universidade Aberta (Portugal). Edulearn (no prelo);

(2018), Glória Bastos, Petra Bauer, Teresa Cardoso, Sarah Cornelius, Kathrin Mertes. MINE – Mobile Learning in Higher Education. EDULEARN (no prelo);

(2018) Isolina Oliveira & Glória Bastos, As lideranças intermédias nos atuais contextos digitais – Resultados de estudos realizados em agrupamentos de escolas.  Lisboa: IE/AFIRSE (no prelo);

(2018), Célia Marques & Glória Bastos. A educação pré-escolar no contexto da educação intercultural: o papel do educador de infância. In Capacitar e Promover os Imigrantes na Turma, Universidade de Évora (no prelo);

(2017) Gaspar, Rui; Coelho, José Pedro & Bastos, Glória. Prazerosa – Interactive Reading Chair. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) 8(2). DOI: 10.4018/IJCICG.201707010;

(2016) Novo, Ana, Bastos, Glória e Vasconcelos, Ana Isabel. Effects of a virtual learning environment on librarian’s information literacy and digital literacy competences. S.  Kurbanoğlu, J. Boustany, S. Špiranec, E. Grassian, D. Mizrachi & L. Roy (Eds.). Information Literacy: Key to an Inclusive Society, Springer. DOI: 10.1007/978-3-319-52162-6;

(2016), Glória Bastos. Reading communities in the School Library: the role of web 2.0 and social media. Atas 45rd Annual conference of the International Association of School Librarianship (IASL) / 20th International Forum on Research in School Librarianship. IASL. Tokyo, Japan;

(2016), Célia Marques & Glória Bastos. A educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantil. Atas XIII Congresso SPCE, Fronteiras, diálogos e transições na educação, I.P. Viseu, p. 479-485. ISBN 978-989-96261-6-4;

(2015) Glória Bastos & Isolina Oliveira. Digital Literacy of School Leaders: What Impacts in Schools? Results of Two Studies from Portugal. S. Kurbanoğlu, J. Boustany, S. Špiranec, E. Grassian, D. Mizrachi & L. Roy (Eds.). Information Literacy: Moving Toward Sustainability. Springer. 132-142. DOI 10.1007/978-3-319-28197-1;

(2015) Fernando Azevedo, Ângela Balça & Glória Bastos. Web 2.0: literatura infantil / juvenil e comunidades interpretativas. CADERNO SEMINAL DIGITAL. v. 23, n. 23 (JAN-JUN/2015), 40-57. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/cadsem.2015.14668;

(2015), Glória Bastos & Maria da Conceição Tomé (2015). Diálogo Intercultural em Imagens: uma análise da coleção “POKA POKANI”. In CONFIA, III Conferência Internacional em Ilustração e Animação. Braga, pp. 135-147. ISBN: 978-989-98241-9-5;

(2015), Glória Bastos & Maria Isabel Matias. As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolas”. In Estrela, T. M.; Cavaco, C.; Cardona, M.J.; Pinto, P. R.; Cabrito, B.; Costa, F. A.; Pinhal, J.; Ferreira, J.; Rodrigues, P.; Figueiredo, P. Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal, pp. 722-734. ISBN: 9789898272256;

(2014) Ana Paula Quinta; Glória Bastos; José Pedro Coelho; Mauro Figueiredo; Rui Manuel Gaspar. “A mediação da Leitura através de realidade aumentada – ‘O homem da gaita’”. In Invisibilidades. Revista Ibero-americana de pesquisa em Educação, Cultura e Artes. Nº 7, Dezembro, pp. 53-61;

(2014), Glória Bastos. Promoting inclusion in school libraries. Atas 43rd Annual conference of the International Association of School Librarianship (IASL) / 18th International Forum on Research in School Librarianship. IASL, Moscovo, Rússia;

(2013) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos. “Mirror, Mirror on the wall / Who Is the Freest of Them All?” – Grimm’s and Contemporary Children’s Literature Princesses”, Álabe, Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, n.º 8, Universidad de Almeria;

(2013), Glória Bastos e Maria da Conceição Tomé, “Imagens da Amazónia na Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea”, in Leitura: teoria e prática, v. 31, n.º 60, pp. 11-26. http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/8/showToc ISSN – 0102-387X;

(2013) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos. “Immigrants and immigration in Portuguese children’s literature”, in Bookbird: A Journal of International Children’s Literature, n.º 4;

(2013) Glória Bastos & Maria da Conceição Tomé (2013), “Find the Other through books: Children’s literature and intercultural education”, Portera, Agostino & Lamberti, Stafania (ed.). Intercultural Counselling and Education in the Global World, Universitá degli studi di Verona/Centro Studi Interculturali, 126-136. CD-ROM, ISBN 978-88-6464-214-7;

(2012) Maria da Conceição Tomé e Glória Bastos. “A herança dos Irmãos Grimm na Literatura Juvenil Contemporânea: a “Chick Lit” e as princesas do novo milénio”, in Agália. Revista de Estudos na Cultura, 103.