Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira

Nome: Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira
Email: ana.spinola@essaude.ipsantarem.pt; ana.madeira@essaude.ipsantarem.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professora Adjunta
Instituição: Escola Superior de Saúde de Santarém – IPSantarém
Grupo de Investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento
Area de Investigação: Competências interculturais nos estudantes de enfermagem do 1º ciclo; Mediação Intercultural nos Contextos de Cuidados de Saúde

Principais publicações

Capítulos de livros

(2019), Reis, Alcinda; Ana Spínola. “Do formar ao cuidar na diversidade cultural das famílias”. In VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, 22-30. Santarém, Portugal: ESSS.

(2018), Spínola, Ana; Reis, Alcinda (AA1C-494B-AF37). “Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias”. In Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social, 69-81. Braga, Portugal: CECS.

(2017), Mª Rosário Pinto; Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Values and Knowledge Education (VAKE) Appliedc to Nursing Care. Innovative Teaching Strategies and Methods Promoting Lifelong Learning in Higher Education. ed. New York: Noca Science Publishers, p. 215-224.

(2017), Jean Luc Patry; Mª Rosário Pinto; Ana Spínola; Reis, Alcinda. Piloting VAKE (Values and Knowledge Education) in the Education for Practice of Nurses. EAPRIL 2016: Proceedings. ed. Porto: European Association for Practitioner Research on Improving Learning, p. 139-151.

(2015), Madeira, Ana Cristina de Spínola ed. O Estudante de Enfermagem no Processo de Cuidados em Ensino Clínico. 1. ed. Saarbrucken, Deutschland: Novas Edições Académicas, v. 1. 220 p.

Artigos e Resumos

(2020), Reis, Alcinda; Spinola, Ana; Chaves, Cláudia; Santiago, Conceição; Coutinho, Emília; Karimo, Neila; Dénis, Teresa. “Mediação intercultural em contextos de cuidados de saúde – Projeto MEiOS”. Revista da UI_IPS 8 1 (2020): 3-16. https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/1028.

(2019), Dias, H.; Amendoeira, J.; Spínola, A.; Figueiredo, M.; André, C.; Godinho, C.; Ferreira, M.; Quaresma, J.; Madeira, F.; Duarte, J. Your PEL questionnaire development – evaluation of the impact of health education programs in schools., European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_1, April , ckz034.064, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz034.064

(2019), Guia, P.; Spínola, A.; Barroso, I.; Dias, H. (2019). The needs expressed by adolescents about health literacy on the web platform “Your PEL”, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June , ckz097.005, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz097.005.

(2019), Figueiredo, M.; Dias, H.; Amendoeira, J.; Spínola, A.; André, C.; Godinho, C.; Duarte, J.; Pintor, M.; Ferreira, M. O8-Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June, ckz098.004, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz098.004

(2019), Gonçalves, C.; Rodrigues, M.; Rodrigues, C.; Santos, A.; Godinho, C.; Figueiredo, M.; Spínola, A.; Ferreira, S. P5 Self-care nursing engagement interventions of the dependent elder in a community context: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June, ckz096.009, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz096.009

(2019), Regente, J.; Maduro, A.; Coelho, S.; Spínola, A.; Figueiredo, M.; Godinho, C.;  Ferreira, S. O50 Interventions of nurses in promoting self-care of the elderly with hypertension: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June, ckz095.024, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.024

(2019), Nóbrega, T.; Gaspar, S.; Braz, T.; Inácio, M.; Figueiredo, M.; Godinho, C.; Spínola, A.; Ferreira, S. P17 Nursing in the empowerment of the family caregiver of the aged in home context: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June , ckz095.017, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.017

(2019), Conceição, C.; Guedes, M.; Rosa, S.; Martins, V.; Figueiredo, M.; Godinho, C.; Spínola, A.; Ferreira, S. P14 Therapeutic communication in nursing centered in the informal caregiver: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June , ckz095.011, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.011

(2019), Pascoal, D.; Frazão, I.; Galante, R.; Figueiredo, M.; Godinho, C.; Spínola, A.; Ferreira, S. O51 Health literacy in diabetes of family caregivers: A scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June , ckz095.025, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz095.025

(2019), André, C.; Godinho, C.; H. Dias; Amendoeira, J.; Spínola, A.; Figueiredo, M.; Madeira, F.; Ferreira, M.; Quaresma, J.; Duarte, J.  Plataforma Yourpel – promoção da literacia para a saúde na população jovem (Workshop). I Congresso Internacional – Qualidade de Vida, Cidadania e Saúde Mental | V Congresso de Educação para a Saúde Escola Superior de Saúde de Viseu, Viseu – Portugal. http://www.essv.ipv.pt/wp-content/uploads/livros/livro_qualidade_cidadania.pdf

(2018), Reis, Alcinda; Spinola, Ana. “Estratégias para a promoção de competências culturais nos estudantes de enfermagem”. Migrações 15 : 62-65.

 (2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Dias, Hélia; Pinto, Mª Rosário; Amendoeira, José. Anamnese cultural de enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review. 2.ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra | Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana; Sousa, Edmundo; Dias, Hélia; Santiago, Conceição. Desenvolvimento das competências culturais nos enfermeiros com famílias migrantes a partir da utilização do MDAIF. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Processo de cuidados com famílias migrantes – do contexto de formação ao profissional. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Familiar. Sociedade Portuguesa de Enfermeiros de Saúde Familiar – Casa das Artes, Arcos de Valdevez, Portugal;

(2018), Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Comunicação Intercultural em Saúde: contributos para a formação e cuidados de Enfermagem. Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. CEMRI/UAb, Universidade Federal da Bahia. Brasil: EDUFBA;

(2018), Spínola, Ana; Reis, Alcinda. Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias. Congresso Internacional da Universidade do Minho – A Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação. Universidade do Minho – Braga, Portugal;

(2017), Reis, Alcinda; Spínola, Ana Construir competências culturais com estudantes de enfermagem. E book: Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb, n. 1, p. 62-63;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola, 2016. Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, v. 2, n. 1, p. 63-69. Com arbitragem científica;

(2016), Reis, Alcinda; Ana Spínola. Health of immigrant families: Pedagogical strategies in nursing training. Atención Primaria, v. 48, n. Espec Cong, p. 9-9;

(2015), Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidados pelo Estudante de Enfermagem. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, v. 3, n. 5, p. 91-99;

(2014), Spínola, Ana Cristina. The learning process of the student care: starting of critical reflections. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. especial, p. 313-314;

(2014), Spínola, Ana Cristina. O Processo de Cuidar: análise das conceções dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, n. 2, p. 163-170;

(2014), Spínola, Ana Cristina. O processo de cuidados pelos estudantes de enfermagem: do questionamento inicial ao paradigma adotado. Revista da UIIPS, v. 2, n. 5, p. 250-258.

Projetos

(2016-2021) Mediação Intercultural e Out comes em Saúde-Os mediadores interculturais nos contextos de cuidados – MEiOS
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal

(2016- 2020) Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: uma ação transformativa em Cuidados de Saúde Primários
UNIESEP e CINTESIS