Albino Pereira Guimarães da Cunha

Nome: Albino Pereira Guimarães da Cunha
Email: apcunha@iscsp.ulisboa.pt
Grau Académico: Doutoramento
Categoria Profissional: Professor Auxiliar
Instituição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas/Universidade de Lisboa
Grupo de Investigação: Investigador Responsável do Grupo Comunicação Intercultural
Area de Investigação: O Mediterrâneo, a Europa e o Magrebe; A Interculturalidade/as Relações Interculturais na Escola; As Mobilidades e a Juventude
CIÊNCIAVITAE: E512-186C-1CDB

Principais publicações

Artigos em revista

(2020), Leitão, Mafalda Franco; Cunha, Albino; Ferreira, Manuela Malheiro. “Leitão, M. F.; Cunha, A.; Ferreira, M. M. Water-Education as a Promoter of Education for Sustainable Development: Three Studies in Portuguese. Speaking African Countries.”. European Journal of Sustainable Development (2020), 9, 2, 192 -202, ISSN: 2239 ¿ 5938 9 2 (2020): 192-202. http://dx.doi.org/10.14207/ejsd.2020.v9n2p192.

(2018),Cunha, Albino. “Pinto, P.C.; Pinto, T.J.; Cunha, A.  Shifting sands: Assessing the social inclusion of persons with disabilities in Algiers”. International Journal of Disability and Human Development 17 2 (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8202.

(2018), Pinto, Paula Campos; Pinto, Teresa Janela; Cunha, Albino; Rioux, Marcia. “Shifting sands?: assessing the social inclusion of persons with disabilities in Algiers”. (: http://hdl.handle.net/10400.2/8202.

(2016), Cunha, Albino. “Pinto, P. C.; Cunha, A. (2016). DECIDE Research Project: Monitoring the right to social protection of people with disabilities in Algeria, Tunisia and Morocco”. Ciências e Políticas Públicas | Public Sciences & Policies , vol. II, n.º 2, 2016, pp. 105-111 II 2 (2016): 105-111. https://capp.iscsp.ulisboa.pt/images/CPP/V2N2/CPP_V2N2_7.pdf.

(2013), Cunha, Albino. “Cunha, A.  Young people, school and society, “here and there” in Europe and “there and here” in the Maghreb”. Plataforma Barómetro Social – Instituto de Sociologia da Universiade do Porto: http://www.barometro.com.pt/2013/04/19/os-jovens-a-escola-e-a-sociedade-aqui-e-la-na-europa-e-la-e-aqui-no-magrebe/.

(2013), Cunha, Albino. “Os jovens, a escola e a sociedade, “aqui e lá” na Europa e “lá e aqui” no Magrebe”. : http://hdl.handle.net/10400.2/8197.

(2012), Cunha, Albino. “Cunha, A. Os jovens à procura de uma “outra” sociedade. Olhando para Marrocos”. Plataforma Barómetro Social – Instituto de Sociologia da Universidade do Portohttp://barometro.com.pt/archives/701.

(2012), Cunha, Albino. “Migrações e desenvolvimento: Lógicas de terreno entre a Europa e a África”.: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/211.

(2011), Cunha, Albino. “Cunha, A.  Representações/percepções de jovens portugueses, espanhóis e franceses entre si e sobre o «outro»”. Sociologia On LINE – Revista da Associação Portuguesa de Sociologiahttps://revista.aps.pt/pt/representacoespercepcoes-de-jovens-portugueses-espanhois-e-franceses-entre-si-e-sobre-o-outro/.

(2007), Cunha, Albino. “Cunha,A.  Migrações e desenvolvimento: Lógicas de terreno entre a Europa e a África”. Antropológicas. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISSN 0873-819X. 10 (2007) 349-367 (2007): https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/211.

Capitulo de livros

(2020), Cunha, Albino. “Pinto, P. C., Pinto, T. J.; Cunha, A. Shifting sands: Assessing the social inclusion of persons with disabilities in Algiers.”. In Disability: International Aspects. Haupauge: Nova Medicine and Health.

(2020), Cunha, Albino. “Leitão, M. F.; Cunha, A.; Ferreira, M. M.  Refugees in Portugal: four case studies of refugee integration in schools in the receiving country”. In Another Brick in the Wall Conference Proceedings, 248-263. International Association for Intercultural Education (IAIE).

(2015), Cunha, Albino. “Cunha, A.  Implicated on the internet: young Europeans and Ragrebi people and intercultural relations”. In Sequeira, R.M. (Org.). Comunicação e Globalização, 37-56. Lisboa: Universidade Aberta. CEMRI.

(2012), Cunha, Albino. “Cunha, A.; Ferreira, M.  Jeunes Européens et Maghrébins à ¿’l¿’école de l¿interculturel’. Résultats et problèmes d’une recherche comparative”. In Costa-Fernandez, E. et al. (Dir.). De la diversité linguistique aux pratiques Interculturelles. Paris: L’Harmattan, pp. 99-115;, 99-115. Paris: L’Harmattan.

(2011), Cunha, Albino. “Cunha, A.; Ferreira, M.  Geographical Education and the Intercultural Perspective of Young People from Europe and the Maghreb”. In Demirci, A. et al. (Eds), Bridges between Cultures through Geographical Education, Istanbul: Fatih University, pp. 1-12, 1-12. Istanbul: Fatih University.

(2010), Cunha, Albino. “Cunha, A. África, o Islão e o Pensamento e a Acção dos Jovens: O Caso Particular dos Jovens Marroquinos”. In Alcinda Cabral (Org.). Patrimónios Partilhado: estudos sobre África e Ásia. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, pp. 95-120, 95-120. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.

Livro

(2016), Pinto, Paula Campos; Pinto, Teresa Janela; Cunha, Albino; Campos Pinto, Paula; Janela Pinto, Teresa. Pinto, P.C. ; Pinto, T.J.; Cunha, A.  The right to social protection of people with disabilities in Algeria. Lyon : Handicap International –Programme Maghreb – Collection Recherche et Études En direct des projets, DP/RE|20.

(2014), Cunha, Albino. Cunha, A.  Young people from Europe and the Maghreb. Rethinking Intercultural Relations. Lisboa: Editora Nova Vega.

(2014), Cunha, Albino. Pinto, P.C.; Pinto, T.; Cunha, A. (2014). Social inclusion of people with disabilities in the wilaya of Algiers. Lyon/Alger : Handicap International – Programme Maghreb / Fédération Algérienne des Personnes Handicapées.

(2005), Cunha, Albino. Cunha, A. O Mediterrâneo: A Juventude, a Europa e o Magrebe. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.