seminário final do projeto “Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento PT/2017/FAMI/151”,

Este é o seminário final do projeto “Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento PT/2017/FAMI/151”, financiado pelo programa FAMI, desenvolvido entre setembro de 2017 e fevereiro de 2019, por uma equipa do Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais (CEMRI): Lúcio Sousa, Paulo Manuel Costa, Rosana Albuquerque, Olga Magano e Bárbara Bäckström.

Este projeto visou conhecer o papel e as práticas desenvolvidas pelas instituições locais de acolhimento na implementação do programa nacional de integração de pessoas refugiadas recolocadas acolhidos em Portugal nos anos de 2015 a 2018.

No seminário irão ser debatidos os temas do a colhimento e integração de refugiados em Portugal e alguns dos resultados obtidos pela investigação.

Para saber mais sobre o projeto: https://www.researchgate.net/project/Integracao-de-refugiados-em-Portugal-papel-e-praticas-das-instituicoes-de-acolhimento

Iremos estar também no Porto (na delegação regional da UAb), no dia 27 de fevereiro, entre as 14h e as 18h.


Colóquio – Família, Envelhecimento e Cultura: Desafios Intergeracionais, Educacionais e de Saúde

No dia 15 de fevereiro/2019, decorreu no Salão Nobre da Universidade Aberta,  Lisboa, a partir das 14h30, o Colóquio – Família, Envelhecimento e Cultura: Desafios Intergeracionais, Educacionais e de Saúde

O evento foi coordenado e organizado pelo CEMRI/UAb, Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento e com a colaboração da Editora Alma Letra.

Fotografias do evento


Seminário Luso- Brasileiro Comunicação, educação e Cultura

Nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2018  decorreu na Universidade Aberta, Lisboa, Palácio Ceia, Auditório III, o Seminário Luso-Brasileiro “Comunicação, Educação e Cultura -Contribuições para a Promoção e Inovação em Saúde”.

Este Seminário Internacional organizado pelo CEMRI/UAb, Grupo de Investigação – Saúde Cultura e Desenvolvimento, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Brasil, Grupo de Investigação – Educação e Comunicação em Saúde é Coordenado por Natália Ramos (CEMRI/UAb) & Ligia Rangel (ISC/UFBA).

Fotografias do evento

 

 

 

 

 


Conferência Internacional “Formação e Inclusão – Educação de Adultos e Experiências para a Empregabilidade”

Numa organização conjunta da UAb e do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), a  Conferência Internacional “Formação e Inclusão – Educação de Adultos e Experiências para a Empregabilidade” insere-se no âmbito do Projeto Europeu E&I – Sharing effective educational practices and systematising a training  competences programme for employment and inclusion for vulnerable adults. De 4 e 6 de julho de 2018 na Universidade Aberta, Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

Site do evento: https://conferenceadultedu.wixsite.com/ei-2018


Conferência organizada no âmbito do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – género, cidadania e desenvolvimento

Conferência organizada no âmbito do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – género, cidadania e desenvolvimento, no dia 7 de junho de 2018, pelas 17:30, na Universidade Aberta, Lisboa, apoiada pelo CEMRI/UAb e as comunicações foram as seguintes:

 “Políticas para as Mulheres e Mulheres na Política no Brasil: Vamos falar de Marielle Franco?”

Gleys Ially Ramos [Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins – UFT e pós doutoranda no CEMRI]

“Espaço Público, Identidades Sexuais e Género “

Eduarda Ferreira – CICS.NOVA, FCSH/UNL