Publicações principais
Livros / e-books
(2022), Louro, C. & Gronita, J. (Coord.). Intervenção Social e Deficiência. Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11867
(2020), Şahin, N. A. (Coord.), Akçapar, Ş. K., Şahin, B. B., Silva, M. F., Sousa, L., Sequeira, R.M., Gronita, J., Ramos, N., Rubini, M., Moscatelli, S., Menegatti, M., Crocetti, E., Prati, F., Albarello, F., Livaha, P., Bedir, M., Akbaş, S., Matthes, Küter, K. PEACEMAKERS Project: “Peace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societies”: strategy paper. Koç University. http://hdl.handle.net/10400.2/10474
(2020), Şahin, N. A. (Coord.), Akçapar, Ş. K., Şahin, B. B., Silva, M. F., Sousa, L., Sequeira, R.M., Gronita, J., Ramos, N., Rubini, M., Moscatelli, S., Menegatti, M., Crocetti, E., Prati, F., Albarello, F., Livaha, P., Bedir, M., Akbaş, S., Matthes, Küter, K. (2020). How to design your own social inclusion project?: Best practice guide for university students. A case study: Peacemakers Project. Koç University. http://hdl.handle.net/10400.2/10472
(2016), Gronita, J., Pimentel, J., Bernardo e A., Matos, C., Marques, J.. Os nossos filhos são… diferentes. Como podem os pais lidar com uma criança com deficiência. (3ª Ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 40 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7367;
(2016), Gronita, J., Pimentel, J., Bernardo e A., Matos, C., Marques, J.. E quando atendemos crianças… diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. (2ª Ed.) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 64 p. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7366;
(2016), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Brëcko, B., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H., Gronita, J., … Dolnicar, V.. Gaps and Needs Analysis: European Report and Roadmap. Lisboa: Universidade Aberta. 106 p. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/5980;
(2016), Caforio, A., Rashidi, A., Cotovanu, A., Brëcko, B., Palmares, F. Gerardo, G., Silva, H., Gronita, J., … Dolnicar, V.. Innovation and social learning on higher education. Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5945;
(2016), Porfírio, J., Gronita, J., Carrilho, T., Silva, H. V., Martins, M., Estanqueiro, P., … & Cunha, R.. Ensino superior e inclusão em Portugal. Diagnóstico e contributos para uma melhor Inclusão das pessoas com deficiência visual e auditiva. Lisboa: Universidade Aberta. 92 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5535;
(2011), Gronita, J. Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C.. Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Disponível em: Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7364;
(2008), Gronita, J.. O Anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas. Lisboa: Instituto Nacional para a Reabilitação. 176 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7365.
Capítulos de Livros
(2022), Gronita, J. O impacto da deficiência na dinâmica familiar. In M. Malcata, P Oliveira, I Lourinho & F. Ramalho (org.) IX Jornadas da família. A Igualdade na Diferença (pp. 68-79). Instituto Politécnico de Portalegre. http://hdl.handle.net/10400.2/12738
(2022), Gronita, J. Intervenção precoce na infância. In C. Louro. & J. Gronita (Coord.). Intervenção Social e Deficiência (pp. 124-144). Universidade Aberta http://hdl.handle.net/10400.2/12737
(2022), Carvalho, M. I., & Gronita, J. Intervenção social na deficiência. Complexidade e trabalho de equipa. In C. Louro. & J. Gronita (Coord.). Intervenção Social e Deficiência (pp. 248-270). Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/12808
(2017), Gronita, J., & Ramos, N.. Anúncio da Deficiência da Criança. Experiências vivenciadas pelas famílias e melhoria de procedimentos profissionais. In M. L. Rangel & N. Ramos. Comunicação em Saúde. Perspetivas e desafios na atualidade. Salvador, Bahia: EDUFBA, pp. 405-423. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7516 ;
(2016), Gronita, J.. Testemunho. In Cercizimbra (Eds). 40 anos Cercizimbra. Apontamentos de um percurso. Sesimbra: Cercizimbra, pp. 40-47. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7382;
(2012), Gronita, J.. Intervenção Precoce na Infância enquanto processo de Inclusão e de Desenvolvimento, In N. Ramos, E. Mendes, A. Silva, & J. Porfírio,) (Coord). Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares (Parte II, pp. 83-90). Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Educação: Portalegre. ISBN: 978-989-96701-3-6. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7380.
Artigo em revistas e em Proceedings
(2016), Germano, H., & Gronita, J.. Experience and reflection: curriculum units to develop generic skills in speech and language therapy students, ICERI2016 Proceedings, pp. 2553-2560. Doi = 10.21125/iceri.2016.1548. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7381;
(2009), Matos, C., Gronita, J., Bernardo, A. C., Marques, J. Pimentel, J.S.. A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7429;
(2009), Pimentel, J.S., Gronita, J., Bernardo, A. C., Matos, C. Marques, J.. A avaliação de um programa de Intervenção Precoce. Contributo para a melhoria das práticas inclusivas. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7428;
(2009), Gronita, J., Bernardo, A. C., Pimentel, J.S., Matos, C., Marques, J.. A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. Proceedings of the International IRIS Conference – Changing Practices around the World. Évora: Universidade de Évora (Edição em CD-Rom). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7430;
(2008), Gronita, J., Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C.. Relações Interpessoais em Famílias com Crianças Pequenas. Práticas em Intervenção Precoce, Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1): 43-54. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7517;
(2008), Gronita, J.. O anúncio da Deficiência da Criança e suas Implicações Familiares e Psicológicas, Internacional Journal of Developmental and Educational Psychology, 3 (1), 63-72. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/7519.
Para mais informação consulte: https://repositorioaberto.uab.pt/simple-search?query=Joaquim+Gronita