Maria Teresa Alvarez Nunes

Nome: Maria Teresa Alvarez Nunes
Email: mtnunes@cemri.uab.pt
Grau Académico: Mestrado
Categoria Profissional: Técnica Superior
Instituição: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Grupo de Investigação: Estudos sobre as Mulheres - Género, Sociedade e Cultura
Area de Investigação: Estudos de Género; Género e Educação; Género e Comunicação; Políticas Públicas de Igualdade

Principais publicações

(2017), co-autoria, “Género, educação e cidadania: que “agenda” para a investigação científica e para o ensino e a formação?” Revista ex aequo, nº 36, Coimbra, APEM, pp. 9-22. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.01 (http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n36/n36a02.pdf);

(2017), co-autoria, “Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educação”, Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, pp. 710-716. (https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/41321/1/Questoes%20de%20genero%20e%20cidadania.%20reflexoes%20breves%20sobre%20o%20poder%20emancipatorio%20da%20educacao.pdf );

(2016), co-autoria, “Para quê usar as ‘lentes de género’ na escolaridade obrigatória em Portugal? Reflexões de docentes participantes em ações de formação acreditadas” in Atas – XIII Congresso SPCE, Fronteiras, Diálogos e Transições na Educação, Viseu, pp. 228-236 (http://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas_D.pdf );

(2015), “Combating gender stereotypes in the education system: success stories”, in Conference on “Combating gender stereotypes in and through education” in Helsinki, 9-10 October 2014 REPORT, Conselho da Europa, pp. 28-34;

(2014), “O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões“, Revista Exedra, Número temático, 2014, pp. 8-17;

(2014), co-autoria “Introdução: História, História das mulheres, História de género. Produção e transmissão do conhecimento Histórico”, Revista ex aequo, nº 30, pp. 9-21.