Publicação do livro “Memória e Identidade Insular”


Na sequência de um Colóquio Internacional organizado em colaboração pelo Centro de Estudos de História do Atlântico/ Madeira e pelo CHAM – Centro de Humanidades/ Açores, em novembro de 2018, foi publicado o livro “Memória e Identidade Insular”, lançado no CEHA (Funchal) na tarde do passado dia 17 de julho.

Por convite pessoal, coube à Professora Catedrática Maria Beatriz Rocha-Trindade Aposentada e investigadora sénior deste Centro, fazer a sua apresentação a um numeroso público numa Sessão presidida pela Secretária Regional da Cultura e do Turismo.

Acresce-se à divulgação, o artigo de sua autoria, intitulado: “Em Honra dos Migrantes. Sagrado e Profano nas Celebrações Anuais”


Jornada Científica Internacional “OS NOSSOS AVÓS – Memórias, Culturas e Migrações”


No próximo dia 26 de Julho, Dia Internacional dos Avós, o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI/FCT, da Universidade Aberta, vai realizar a Jornada Científica Internacional dedicada ao tema: “OS NOSSOS AVÓS – Memórias, Culturas e Migrações”.

Este evento, organizado pelo Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento” do CEMRI/FCT/UAb, terá lugar na Universidade Aberta, Rua da Escola Politécnica, 147, Palácio Ceia, Sala de Atos.

A entrada é livre, com inscrição (cemri@uab.pt)

Pode participar no evento presencialmente ou por videoconferência através do link:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/307734862


Seminário GI Academia e Sociedade “O Português como Língua de Acolhimento para imigrantes deslocados forçados  no Brasil”


Seminário GI Academia e Sociedade com o título “O Português como Língua de Acolhimento para imigrantes deslocados forçados  no Brasil”, apresentado por Eric Júnior Costa, coordenador do Grupo de Estudos Migratórios: acolhimento, linguagem e políticas (GEMALP) do CEFET-MG. Brasil, a ter lugar no dia 15 de julho/2019, pelas 18.00, no Auditório III da UAb, organizado pelo GI Migrações e Diversidades Culturais – CEMRI/UAb.

Acesso via Colibri: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/683046414o


Conferência “A Mobilidade no Quadro da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa – CPLP”


Conferência que irá ter lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa (Auditório Adriano Moreira), no próximo dia 4 de julho (14h30) intitulada: “A Mobilidade no Quadro da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa – CPLP”, onde participa a investigadora sénior deste Centro, professora catedrática aposentada Maria Beatriz Rocha-Trindade.                                            Entrada livre.

 

 


Seminário Internacional Relações Familiares, Saúde e Sociedade


Seminário Internacional Relações Familiares, Saúde e Sociedade, que vai ter lugar no dia 1 de julho de 2019, pelas 15h00, na Universidade Aberta, Palácio Ceia, Sala de Atos, organizado pelo CEMRI, Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento.

Transmissão online em direto:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/307734862            

Entrada livre, com Inscrição: cemri@uab.pt