Investigação

O Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) criado em 1989 é uma unidade de investigação e desenvolvimento sediada na Universidade Aberta (UAb) e acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A sua principal missão consiste em desenvolver investigação interdisciplinar e formação avançada na área das migrações e relações interculturais em contextos locais e globais e ao nível nacional e internacional. Esta missão reveste-se de uma atualidade e atividade relevantes, promovendo a investigação fundamental e aplicada, a disseminação da cultura científica, com ênfase nos recursos públicos abertos e em revistas de referência, o desenvolvimento dos estudos pós-graduados, a formação ao longo da vida, a produção de materiais para o ensino a distância e a prestação de serviços à sociedade civil.

A principal valência deste Centro pioneiro na área das migrações e relações interculturais assenta na diversidade e amplitude da investigação interdisciplinar que inclui cinco áreas de investigação. Estas áreas de investigação no CEMRI estão estruturadas em cinco Grupos de Investigação: Migrações e Diversidades Culturais; Comunicação Intercultural; Estudos sobre as Mulheres – Género, Sociedade e Cultura;  Saúde, Cultura e Desenvolvimento; Media e Mediações Culturais.