20 Anos de Antropologia Visual – CEMRI, Universidade Aberta em colaboração com a Galeria Olga Santos. Hoje e todas as quintas-feiras de Janeiro de 2014.
Em setembro de 1993 realizou-se na Delegação do Porto da Universidade Aberta o 1º Seminário Internacional de Antropologia Visual. Passados 20 anos interrogamo-nos sobre as mudanças e o estado atual desta área do conhecimento.
Convidamos para esta reflexão os colegas que fizeram percurso de formação nesta área e os interessados em saber o que é, quais as práticas e os desenvolvimentos da Antropologia Visual. Necessariamente interdisciplinar ou transdisciplinar a Antropologia Visual associa-se e recolhe ensinamentos e práticas da antropologia e da sociologia, da comunicação e das artes, do cinema, do hipermédia e dos dispositivos e plataformas digitais.
O programa inclui apresentações teóricas seguida de debate e mostra de produções realizadas no âmbito da investigação.
Propomos 4 momentos na abordagem do tema
1º Momento, 9 de janeiro, 18 – 20 e das 21-23. 20 Anos da Antropologia Visual. Traçaremos o histórico da antropologia visual e seus contextos.
2º Momento. 16 de janeiro Jean Rouch – Do Filme Etnográfico à Antropologia Visual
3º Momento, 23 de janeiro Antropologia visual e hipermédia – o jogo e o videojogo como objeto de estudo da antropologia visual.
4º Momento, 24 de Janeiro Futuros da antropologia visual. Mundos virtuais, Dispositivos e plataformas digitais.
Responsáveis pelo programa: José da Silva Ribeiro, Casimiro Aberto Pinto, Maria Paula Justiça, Convidados Investigadores do CEMRI – Laboratório de Antropologia Visual /Media e Mediações Culturais.
Colaboração Olga Santos.
Realização / Organização CEMRI – Antropologia Visual, Universidade Aberta, Galeria Olga Santos
José da Silva Ribeiro